Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Sociedade Civil: Mais um Neo-Maniqueísmo

Anda em voga um novo maniqueísmo: "sociedade civil" é boa, "políticos" e, sobretudo, "políticos profissionais" são maus. Este maniqueísmo é injusto por várias razões.

 

A razão principal é que a profissão não pode servir de critério para julgar as pessoas. O que interessa é a honra, o profissionalismo, a honestidade, essas coisas que têm valor. Qual o mal em uma pessoa ser político profissional toda a vida se essa actividade for exercida com honestidade e dela resultarem contributos para o país?

 

Outra razão é que a actividade política pede dedicação a tempo inteiro e por um período que não se pode considerar curto. Em princípio, o mandato de um deputado ou de um autarca dura quatro anos. Aliás, o que a mim causa grande espanto é haver tantos políticos que mantém actividades profissionais no sector privado simultaneamente com a função política. Espanta-me duplamente: como é que têm tempo e energia para cumprirem com profissionalismo e qualidade tanto as obrigações do trabalho político como aquelas do trabalho privado? E como é que garantem que entre interesses privados e interesses políticos não existem incompatibilidades nem legais nem éticas?

 

A terceira razão é que pertencer à "sociedade civil", só por si, não recomenda ninguém para a política. O que é preferível? Sentar alguém no parlamento só por pertencer à "sociedade civil" mesmo que essa pessoa não se interesse nem perceba de política ou de algum assunto concreto e útil para os trabalhos parlamentares (ou outros) - ou entregar esse lugar a uma pessoa conhecedora e interessada mesmo que tenha o "handicap" de ser político profissional? Por outro lado, o argumento da "sociedade civil" pode ainda ser perniciosamente usado para justificar convites para cargos políticos que não têm outra verdadeira motivação que não seja o favor ao amigo, ao parente ou ao amigalhaço.

 

As experiências profissional e de vida valorizam um candidato a político. Mas daí não decorre que no cômputo geral os anos fora da política contem como bonus e os anos na política sejam malus.

 

 

Post posta: um outro maniqueísmo em ascensão, relacionado com o da posta supra, estabelece que "movimentos populares", grassroots e associações cívicas (desde que não sejam partidos) são bons e os partidos políticos estabelecidos são maus. Este maniqueísmo é também facilmente criticável.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.