Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Uma verdade inconveniente: no pasa nada na Cimeira Europeia.

Tudo indica que o FMI tenha sempre um papel importante neste tipo de programas.

Pedro Lourtie, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, sobre os mecanismos de resgate financeiro a aprovar na cimeira europeia.

 

"Quando foi anunciado que o Mecanismo de Estabilização do Euro (MEE) seria autorizado a comprar títulos do tesouro nos mercados primários, isto parecia uma grande concessão alemã. Até eu me deixei enganar durante algum tempo. Mas acontece que o argumento do mercado primário era uma fraude. O MEE não está em posição, por exemplo, de apoiar Portugal nos próximos meses, quando o país precisa de refinanciar grandes parcelas de dívida. Se Portugal não se puder refinanciar, não terá escolha senão aceitar um programa-padrão de apoio ao crédito no quadro do actual esquema de resgate. Só depois de alguns anos, quando um Portugal mais magro e transformado emergir da austeridade e planeie voltar aos mercados de capitais, é que o MEE poderá querer ajudar intervindo num pequeno número de leilões de bilhetes do tesouro como comprador de última instância".

Wolfgang Munchau, traduzido por Ana Gomes (negritos meus).

 

A agenda da Cimeira de 24 e 25 de Março - Portugal não está lá http://bit.ly/eV4oj5 #PECIV #crise

Twitter de Helena Garrido.

 

 

Resumindo: o PEC não está em discussão, a flexibilidade é para inglês ver e o papão do FMI está para lavar e durar. O que é que nisto justifica apelos angustiados e ameaças de hecatombe caso não haja acordo? It beats me.