Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

O debate 'alien' Costa-Rio

Quem ligou ontem a RTP1 para ver um inaudito debate entre António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, e Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, ficou com a sensação de que a culpa da crise - e do défice, do desespero da classe política, das eleições antecipadas, do PEC IV, etc - é da comunicação social. Costa disse que este "frenesim" começou com as notícias da TSF, de meia em meia hora, e continuou, claro está, com as televisões de notícias; Rio visou os jornalistas ad hominum nos ataques mais ferozes que fez esta noite à actual situação de crise.

 

Apesar do disparate, nenhum dos dois autarcas foi capaz de explicar as causas do estado a que chegámos, como nenhum foi capaz de apontar um caminho claro. António Costa sacudiu muito bem a água do capote, até parecia não ter sido sucessivamente ministro dos Assuntos Parlamentares, da Justiça e da Administração Interna anos a fio, nos governos liderados por Guterres e Sócrates. Rui Rio, nunca despindo a pele de "economista", defendeu um Governo de iniciativa "parlamentar" que, afinal, não era bem um Governo, mas que dava muito bem a volta a tudo isto. Um Governo de entendimento entre os partidos e a "sociedade civil". Terão chegado ao estúdio de ovni?

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Francisco Almeida Leite 22.03.2011 15:31

    Estive a ver esse, justamente. O que nos divide é pelos vistos os senhores ficaram rendidos a um debate sobre política local, mobilidade urbana e coisas do género. Tudo muito bonito, mas não num momento como o actual, que é tudo menos um momento para lirismos.
    Eu estava a falar da parte do debate em que se falou da crise política. Se não compreenderam, azar. Se querem discutir banalidades nesta altura, lamento. Não estou cá.
  • Sem imagem de perfil

    Luis Melo 22.03.2011 18:28

    Francisco,

    A política local é aquela que mais directamente tem consequências nas vidas das pessoas. Sei que para, por exemplo um lisboeta da classe média/alta, isso não diz nada, mas para a maioria dos portugueses é importante.

    Se acha que são lirismos, falar de temas que são caros ao cidadão, pois eu não acho. Lirismo é estar permanentemente a falar da "venda da dívida pública" e dos centésimos que subiu/desceu o "juro a 5 e a 10 anos". Principalmente quando se fala disso, não para resolver, mas para enterrar cada vez mais o país.

    Enquanto no país uns brincam aos mercados e à política (PS e algum PSD), há quem se ocupe em dar melhores condições de vida à população (ver prioridades e trabalho de Rui Rio nos bairros sociais do Porto)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.