Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

A notícia do dia:

 

 

 

 

Numa altura em que o Sporting procura uma nova liderança e se multiplicam as promessas de milhões nada como olhar para um exemplo sem igual de gestão desportiva: o F.C. Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa.

 

Ao longo das últimas décadas, ao contrário dos seus adversários, a estabilidade directiva e de filosofia de gestão desportiva do F.C. Porto, pela mão de Jorge Nuno Pinto da Costa, permitiu ao clube atingir a liderança nacional e afirmar-se internacionalmente. Poucas marcas em Portugal podem, hoje, gabar-se de tal.

 

A notícia de hoje, no Diário Económico, da compra do Porto Canal pelo F.C. Porto e pelo Luís Paixão Martins é mais um passo firme numa estratégia de gestão exemplar. Quando a MEO lançou a Benfica TV (e queria, igualmente, uma Sporting TV e uma F.C. Porto TV), o SLB preferiu um canal mono, ou seja, para os adeptos e, entre estes, os mais ferrenhos dos ferrenhos. É uma estratégia possível mas redutora.

 

O F.C. Porto preferiu seguir outro caminho. Esperar e na melhor oportunidade juntar o melhor de dois mundos: ter um espaço próprio televisivo mas como “acrescento” de audiência a um espaço mais generalista e vocacionado para uma região, a sua região. O Porto (clube) é mais do que a sua região? É. Mas estas são as suas raízes. O Barcelona é mais do que a Catalunha? É. Mas essas são as suas raízes e por isso a sua relação especial com a CTV3.

 

Ao escolher adquirir o Porto Canal mantendo a sua linha regional o FCP escolheu o caminho certo. Em vez de criar um canal de raiz dedicado aos ultras, aproveita o que já existe acrescentando-lhe conteúdos (transmissões das modalidades amadoras, p.e.) potenciadores de audiência. Ao preferir esta estratégia, Jorge Nuno Pinto da Costa demonstra estar, uma vez mais, à frente do seu tempo.

21 comentários

Comentar post