Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

O fim de uma era

 

Todos nós sabemos que a situação de Portugal é dramática e que muita coisa vai mudar em breve. Não me refiro a eventuais mudanças políticas. O que é realmente importante é que os portugueses interiorizem que a sua vida já mudou. Ou melhor, já devia ter mudado e há-de certamente mudar.

 

A preferência revelada por políticos e famílias tem sido a da fixação quase patológica no betão. Como ando a explicar há anos, a presunção de que a obra pública traz necessariamente desenvolvimento, confundindo investimento com mera despesa e o caminho aberto pelos políticos de todos os partidos no sentido de que sejamos hoje um país de donos endividados de imobiliário, são duas das maiores razões da catástrofe económica que começamos a sentir e que ainda se vai agravar. Basta olhar para o país: auto-estradas entre nada e coisa nenhuma, polidesportivos em barda, estádios de futebol inúteis, uma das maiores taxas de propriedade de segunda habitação da Europa e agora, pasme-se, “parcerias público-privadas” para a construção de praias de água salgada no interior das Beiras.

 

Os políticos (poucos) e os que vivem da política (muitos) têm gerido este caminho para o caos dando a uma população cada vez mais desfasada da realidade o que esta aparenta querer. Ainda não perceberam que essa era já acabou.

 

também no Correio da Manhã

 

11 comentários

Comentar post