Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Atenção ao sul

 

O que começando na Tunísia, alastrou ao Egipto, Iémen, Jordânia e, ao que parece, Síria, é um fenómeno complexo mas, porventura, evitável. Para além das questões políticas óbvias, desde a legítima vontade democrática de alguns, aos desejos teocráticos de outros, mais bem organizados e abundantemente financiados, há uma óbvia questão económica.

 

O crescimento demográfico destes países e a gradual saída do obscurantismo de muitos dos jovens já escolarizados mas hoje desempregados deveriam ter merecido outra atitude por parte da Europa. São conhecidos os esforços de alguns países do norte do arco mediterrânico em obter uma política estruturada e suficientemente aprofundada que permitisse, por via do desenvolvimento e de uma mais equitativa distribuição da riqueza, uma evolução sem rupturas, porventura incontroláveis, no Norte de África. Tal não aconteceu, assim como também não houve mais do que cinismo e realpolitk míope face à corrupção evidente em muitos dos regimes agora ameaçados. As nossas omissões foram coniventes com a miséria e a injustiça e ajudaram à eclosão do descontrolo actual.

 

A subida dos preços dos alimentos—a cujos efeitos Portugal deveria estar particularmente atento—foi o rastilho próximo da revolta. Agora há que tratar dos efeitos do severo impacto económico que a mudança em curso vai ter dos dois lados do Mediterrâneo e evitar os erros cometidos há 30 anos aquando da revolta dos persas.

 

Sexta-feira na minha coluna do Correio da Manhã

3 comentários

Comentar post