Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Pontos Pós Presidenciais

(i) Apesar da maioria das opiniões blogosféricas e imprimidas e não tendo simpatia política por Manuel Alegre, considero que o candidato-poeta não teve uma derrota nas eleições presidenciais. Se a teve, não foi por inteiro. É verdade que não conseguiu provocar a segunda volta. Mas também é verdade que contra todas as previsões, que destacavam a incoerência de receber o apoio do PS e do BE ao mesmo tempo e de passar de candidato independente (2006) a candidato mais-do-que-dependente (2011) - a verdade é que conseguiu uma percentagem de votos menor que a de 2006 em apenas e só menos do que 1%!

 

(ii) A observação politicamente mais relevante em relação aos resultados de Fernando Nobre não foi a distância a que ficou do segundo lugar, que nem foi tão pequena como alguns parecem crer. O mais relevante foi que um candidato completamente de fora da política, sem preparação e com uma máquina de propaganda muito limitada, conseguiu facilmente passar à frente do candidato do PCP, partido mais que instituído e experiente.

 

(iii) É preciso pensar seriamente na abstenção. Mas não me parece que a abstenção tenha enviezado os resultados: as percentagens de votos não teriam sido muito diferentes com uma abstenção mais baixa.

 

(iv) E é necessário quantificar o quanto da abstenção é explicado pelo problema dos cartões. Quanto do acréscimo da abstenção é tendência, de resto verificável em tantos outros países, e quanto foi o resultado do cartãogate?

 

(v) Estratégias ad hominem e BPN: afinal não tiveram efeito: nem prejudicaram Cavaco, nem Alegre foi castigado por as usar (e o resultado de Defensor Moura correspondeu muito simplesmente à nulidade intrínseca do mesmo).

8 comentários

Comentar post