Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Presidenciais (16)

 

A RTP tenta redimir-se esta noite de uma falha grave: vai enfim entrevistar o candidato José Manuel Coelho (a TVI 24, sem obrigações de serviço público, já o fez ontem à noite).

Tenta redimir-se, sem o conseguir. Porque Coelho, o comunista do Partido da Nova Democracia que tem irritado mais Alberto João Jardim nesta legislatura regional do que todos os cabeças-de-lista do PS nos últimos 30 anos na Madeira, ficou à margem dos debates realizados entre os restantes candidatos presidenciais nos três canais televisivos com expressão nacional. Isto porque os responsáveis editoriais destas televisões decidiram fechar negociações com os estados-maiores dos candidatos para a realização dos referidos debates sem deixar esgotar o prazo legalmente destinado à formalização das candidaturas. Acontece que o Tribunal Constitucional validou José Manuel Coelho quando já estava definido o painel dos debates, o que o deixou excluído deste importante veículo de comunicação com os portugueses. Sendo uma falha grave para qualquer dos canais envolvidos, é-o muito mais no caso da RTP, que tem deveres especiais de isenção e equidistância decorrentes do seu estatuto de serviço público.

Do mal o menos, dir-se-á quando esta noite José Manuel Coelho se sentar defronte de Judite Sousa. É uma das frases mais gastas neste país onde todos nos habituámos a viver sob o signo do mal menor. O facto é que o princípio republicano da igualdade - no caso, o da igualdade de acesso aos órgãos de comunicação social - foi já seriamente ferido nestas presidenciais. Aconteceu com Coelho, candidato "menor". Que clamor não iria por aí se tivesse sucedido com algum dos candidatos ungidos pelo sistema?

13 comentários

Comentar post