Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Emoções básicas (4)

Ocidente, Oriente
O suplemento literário do ABC deste sábado incluía uma notável entrevista a Claudio Magris. A certo ponto, quando mencionava Italo Svevo, Magris identificou uma intuição “formidável” na obra deste escritor seu compatriota. Cito: “Enquanto que no passado o homem corria o risco de não ser feliz, para o homem moderno o problema agrava-se. Agora, corre o risco de não ser capaz de desejar a felicidade. Quer dizer, já não se trata de não ser amado, mas de algo mais trágico: não ser capaz de amar”.

 

A frase parece dizer muito sobre o mundo contemporâneo e a sua frieza e falta de bondade. A civilização ocidental foi capaz de grandes realizações. Não apenas na engenharia ou medicina, em vidas salvas, longevidade, o conforto de um rei medieval ao alcance de qualquer pobre. Há magníficas obras de arte na China e na Índia, mas a complexidade e profundidade da música ocidental, da sua pintura ou literatura são insuperáveis. Existe agora a moda de relativizar e dizer mal; em certas universidades americanas o ensino da história da Europa tem de ser contrabalançado com igual número de horas para cursos sobre a história de culturas que nos parecem menos influentes. Mas não devíamos esquecer que certas ideias, por exemplo a democracia, foram aperfeiçoadas e exportadas pelo ocidente. Também os direitos humanos, o feminismo, a ajuda humanitária.

 

E, apesar de todas estas realizações, a frase de Magris deve fazer-nos reflectir. Onde falhámos? O homem que corria o risco de não conseguir ser feliz é agora aquele que revela a trágica incapacidade de dar amor aos outros.
Isto aplica-se a quem habita um mundo que parece mover-se com a força motriz do egoísmo e do medo. Um mundo arrogante e cheio de ganância, estúpido na sua vaidade, obcecado pelo poder e pelo sexo. Aplica-se ao microcosmos das relações humanas, a vidas esvaziadas de valores, onde já não cabem os sentimentos. Aos solitários, aos abandonados. Nas outras pessoas, parece que procuramos sobretudo os defeitos ou que nos confirmem as nossas virtudes. A arte transformou-se na glórias das nações, a religião em catedrais magnificentes, a ciência imagina poder controlar o destino. O orgulho é o nosso pecado. Deixámos de olhar para dentro de nós e o nosso deus passou a ser o dinheiro. Esse é o eixo das nossas vidas, a obsessão íntima. E tornámo-nos escravos da ambição.

 

Uma religião oriental, o taoísmo, mal compreendida no ocidente, tem certas ideias semelhantes a partes do cristianismo, sobretudo aquelas mais místicas, que os ocidentais rejeitaram. Não me parece que haja uma boa tradução do Tao Te Ching, um livro muito antigo, mas arrisco-me a citar o que diz sobre o desejo, pois talvez complete a reflexão acima e nos ajude a pensar. Diz Lao Tsé:
Não há maior crime do que ter muitos desejos. Dão maior infortúnio do que ser invejoso”.
E, à frente, uma verdade simples que, para um olhar moderno, quase parece ingénua: “Quando estamos contentes, possuímos todas as coisas do mundo”.
 

Imagem: Aurora, F. W. Murnau (1927)

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.