Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Falta Estado qualificado

 

O crescimento impressionante da Despesa Pública tem sido coincidente com a desqualificação das capacidades próprias do Estado em matérias fundamentais ao seu bom funcionamento e à defesa dos interesses dos contribuintes.

 

É certo que se mantêm no Estado pessoas de grande qualidade, muito capazes e dedicadas. É também verdade que não há hoje pensamento estratégico residente na administração pública, nomeadamente na área económica e financeira.

 

A dimensão muitas vezes exagerada dos gabinetes governamentais foi um dos factores que, ao longo de 20 anos, mais foi utilizado como elemento cerceador do contributo próprio da administração na solução dos problemas mais complexos ou relevantes. O desinvestimento na atracção dos melhores quadros e a sua substituição pelo recurso permanente a consultores externos contribuíram para a eliminação das competências .

 

Em resultado de tudo isto, tem crescido a captura dos governantes por interesses particulares, quer dos prestadores de serviços, quer de quem com eles muitas vezes se relaciona fora do âmbito da administração. O resultado é simples mas triste e perigoso: uma administração pública insuficientemente qualificada, governantes fragilizados e contribuintes prejudicados.

 

Hoje, também aqui, na minha coluna Economia Livre no Correio da Manhã

2 comentários

Comentar post