Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Outros motivos para amar Porto(gal):

 

 

 

 

A Ana Vidal, no Delito de Opinião, costuma publicar uns apontamentos sobre “coisinhas boas” da gastronomia portuguesa. No momento em que escrevo este post, já vai no 21º.

 

Como sou leitor habitual do Delito, costumo ler estas magníficas pérolas da Ana. Um célebre dia ela escreveu sobre as mui nobres e invictas Francesinhas. Foi o fim do Mundo quando num comentário alguém a Leonor apelidou o delicado e virtuoso líquido que acompanha o pitéu como “molhanga”. A verdade foi reposta por um número considerável de homens e mulheres da Invicta que fizeram o favor de alinhar no pedido de ajuda (não sei mesmo se não será o post sobre “outros motivos para amar Portugal” mais comentado da série).

 

Ora, quando hoje degluti dois (que são quatro) belos pregos em pão no Barril lembrei-me desse dia. O Barril é um velho pub da cidade do Porto. Um verdadeiro antro pecaminoso situado nas Antas. Os seus pregos são famosos: são apresentados aos pares em dois moletes pequenos ligeiramente torrados em cujo interior podemos encontrar uma fatia de fiambre e um naco da mais tenra carne alguma vez trincada por estes dentes e acompanhados por um punhado de batatas fritas. É a beleza das coisas simples.

 

O balcão do Barril é um regalo aos olhos: amendoim com fartura, boas garrafas de escocês, fotografias e cachecóis do Futebol Clube do Porto e um maravilhoso autocolante azul e branco a informar que se pode fumar. É o velho Porto, a velha urbe, em todo o seu esplendor.

 

Aqui está um bom motivo para amar o meu Porto(gal).

 

 

Adenda: Este post é dedicado à Ana Vidal em homenagem aos seus textos sobre a nossa gastronomia, verdadeiro serviço público!

5 comentários

Comentar post