Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Bracara Augusta

 

Pouco passava das duas da manhã. A RTP-N estava em directo do Aeroporto Francisco Sá-Carneiro na Maia. A brava equipa do Braga regressava a casa depois de uma noite de gala em Sevilha. O povo esperava os heróis dos tempos modernos. O jornalista Hugo Gilberto (RTP) descrevia o cenário e entrevistava os diferentes protagonistas – o povo que antecipou o S. João de Braga e os obreiros da alegria. Eu estava em casa a fazer as pazes com Braga, uma velha história estilo “feios, porcos e maus” passada nos idos de oitenta por causa de um jogo de andebol.

 

No exterior do Aeroporto o povo rodeava os jogadores e a respectiva camioneta com a euforia própria destes momentos. Era um mar de gente e muitas, mesmo muitas, crianças. A RTP continuava em directo. De repente, as atenções precipitam-se para uma outra zona onde a polícia rodeava um adepto do Braga. Umas chapadas aqui, outras acolá, uma mulher descontrolada, uma criança a gritar no colo do pai e a nítida sensação, para quem assistia pela televisão, que dois ou três policias tinham perdido a calma. Por sua vez, Hugo Gilberto, em directo, descrevia a situação enquanto o seu operador de imagem é afastada, pela força, por um dos polícias exaltados. Desde já duas notas: a qualidade do trabalho de Hugo Gilberto (só se admira quem o não conhece) e o elevado profissionalismo do seu operador de imagem que mesmo agredido continuou a fazer o seu trabalho.

 

Obviamente, não conheço os pormenores que levaram a polícia a ter de usar a força numa situação como esta. Só sei aquilo que vi em directo e já tenho anos suficientes de futebol e já passei por tantas situações complicadas nestes ambientes que sei bem a complexidade do trabalho das forças de autoridade nestes “apertos”. A forma como actuaram foi bastante arriscada e tiveram muita sorte. A maneira como lidaram com a mulher, com o operador da RTP e com todo o ambiente circundante podia ter transformado a justa festa dos bracarenses numa autêntica batalha campal de proporções graves. Os meios policiais pareciam escassos – pelos relatos dos jornalistas presentes, a polícia chegou mesmo a estar rodeada de adeptos e só não descambou a sério fruto da partida das gentes de Braga rumo à sua cidade para os festejos com a equipa.

 

Por muito que custe ter de escrever isto, a verdade é uma, o Braga e as suas gentes não mereciam um fim de festa destes e mesmo sabendo que as aparências iludem, aparentemente faltou calma e profissionalismo a um ou outro agente da autoridade presente. Mesmo sabendo que uma andorinha não faz a primavera mas reconhecendo que não é a primeira vez. Bem pelo contrário.



2 comentários

  • Imagem de perfil

    Fernando Moreira de Sá 25.08.2010 22:03

    Meu caro, fui cuidadoso nas palavras por saber, muito bem, a fraca dose de civismo existente mas igualmente não ignorar que nem todos conseguem aguentar a pressão.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.