Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Death and taxes.

Há uma célebre citação de Benjamin Franklin que reza assim: "in this world nothing is certain but death and taxes". Já tínhamos absolutamente como seguro que esta desastrada política governamental estava a conduzir o país para uma morte lenta. Agora ficou evidente que nem sequer escaparemos a um inacreditável aumento de impostos, que representa um brutal assalto à classe média. Isto depois de se ter acabado de assinar um contrato com custos avultadíssimos para estabelecer uma inútil linha de TGV para o Poceirão, que todos os portugueses irão agora pagar do seu bolso, reduzindo os seus magros salários durante anos.

Exigir-se-ia antes, para uma consolidação orçamental sólida, que o défice fosse reduzido do lado da despesa, o que não está a acontecer. O aumento dos impostos é uma medida económica clamorosamente errada. Toda a gente sabe que em situação de depressão económica as receitas fiscais diminuem, e que agravá-las só serve para agravar a depressão. Pode-se imaginar quais vão ser os efeitos económicos destas medidas num país que todos os dias vê o número de falências a aumentar. O Governo arrisca-se, depois de ter colocado as nossas finanças em estado comatoso, a fazer o doente morrer da cura que propõe.

O que não consigo entender é qual a razão para o maior partido da oposição alinhar com o Governo nestas medidas. Custa-me a aceitar que o mesmo Governo do PS que conduziu o país a esta situação se proponha continuar nesta senda, com o beneplácito do PSD que, não estando no Governo, aparece a sufragar as medidas propostas pelo Governo, mesmo que estas contradigam tudo o que sempre defendeu. A redução do défice é imprescindível neste momento, mas não pode ser feita a qualquer preço.

1 comentário

Comentar post