Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Não há inocentes

Portugal vive uma crise gravíssima, sendo agora claro que os credores querem garantias explícitas de que vamos mesmo mudar de vida. Não é apenas o Estado que tem de viver com muito mais parcimónia de meios. Somos todos nós que temos de ser mais produtivos, poupar mais e ganhar em linha com aquilo que efectivamente produzimos.

 

Em Portugal não há apenas um responsável, nem a situação tem origem recente. Seria muito fácil e até, no meu caso, conveniente, apontar José Sócrates e o seu governo como únicos responsáveis. Têm uma importante dose de responsabilidade que os portugueses e a história um dia lhes cobrarão. Mas não serão os únicos: o insustentável modelo português tem muitos progenitores e até alguns padrinhos, estes no sector privado. Trata-se de todo um modo de vida que é insustentável e que, para sermos justos, temos conceder que resulta de mais de 20 anos de acções e de inacções.

 

Porém, a questão hoje já não é sequer apenas um problema português, nem uma dificuldade do “arco mediterrânico” da zona euro. É um problema europeu. Há muitos incendiários estrangeiros mas os culpados são europeus: os países do sul que se deixaram desgovernar e os políticos dos 27 que construíram e governaram instituições europeias fracas e inoperantes. Basta lembrar a candura da admissão do engano grego ou os elogios de Durão Barroso ao nosso PEC.

 

sexta-feira, na Economia Livre do Correio da Manhã

 

PS: mercados forward secos, incapacidade de financiar em dólares activos em euros, ....tal como há 2 anos, o mercado mostra, um após outro, todos os sintomas de uma crise que já é sistémica e, portanto, global. A patética entrevista de Trichet em Lisboa e as pífias declarações do Presidente da Comissão não são surpresa, mas são realmente muito más...

 

...no tom insano dos fiéis mais alucinados diria que são mais dois que ignoraram as prédicas visonárias da nossa "santinha da Ladeira"....