Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Implícito-explícito: a explicação de um aparelhista

Vamos lá explicar muito devagarinho.

 

Para além de uma data de coisas que não vale a pena perder tempo a mencionar, o euro trouxe a países como Portugal, Grécia, Espanha, Irlanda ou Itália a garantia implícita de bail out por parte da Alemanha em caso de necessidade. Foi mesmo assim. Ou alguém com um módico de conhecimento e experiência acredita que Portugal se tenha endividado às taxas a que se endividou sem essa garantia implícita? Mutatis mutantis para a Grécia ou a Espanha.

 

O que se começou a passar nos últimos dias é que os mercados deixaram de acreditar na existência dessa garantia implícita. Resultado: ou surge uma garantia explícita, no âmbito de um pacote mais geral para a zona euro que envolva ajustamentos nas políticas da Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha e compromissos dos avalistas (até hoje, implícitos) na zona euro, ou teremos de pensar numa via radicalmente diferente.

 

O resto, é folclore e o que é habitual nos políticos-- sobretudo nas elites ignorantes que temos tido, no PSD, em Portugal, e na Europa pós-Delors-Kohl-Mitterrand -- é insistirem em cometer os mesmos erros, com persistência.... repetidamente.....