Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

separados à nascença??

A imprensa, tal como alguma blogosfera, tem andado entretida a tentar criar um cenário de “separados à nascença” entre Pedro Passos Coelho e António José Seguro.

 

E de facto existem alguns pormenores no seu percurso de vida que se assemelham, não querendo isso dizer que iguais sejam. Sim, foram presidentes das jotas. E sim, foram deputados cedo. Em ambos os casos cumpriram bem as suas funções. Sempre lhes ouvi elogios por essas funções. Sim, tiraram o seu curso superior mais tarde, já depois dos 30. Como se isso fosse problema. E ambos foram convidados para darem aulas.

 

E podia, com igual esforço ao de tantos que têm escrito sobre isto, encontrar e relatar mais pontos em comum.

 

Opto no entanto por destacar uma diferença. Pequena, dirão uns. Enorme, outros dirão.

 

Começaram cedo a sua participação cívica, através da política partidária. Foram ambos deputados ainda jovens. Já o tinha referido. E lá foram exercendo essa e outras funções. Mas a certa altura há um que não pára e continua a exercer funções políticas de âmbito nacional e europeu. Eurodeputado, Ministro, outra vez Deputado. Até hoje. Outro, pelo contrário, e por opção própria, afasta-se da actividade política durante vários anos tendo regressado recentemente. Só não se pode dizer um afastamento na totalidade, visto ter tido participação no âmbito autárquico.

 

Não critico as opções de percurso de um e de outro. Mas que este pormenor marca uma diferença, isso marca.