Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Biblioteca retira Kurt Vonnegut

O romance de Kurt Vonnegut Slaughterhouse-Five (Matadouro-5) é um dos dois livros retirados da biblioteca de uma escola do Missouri, como se conta aqui. Estranhos tempos, estes. O conteúdo é chocante e as criancinhas não podem ser expostas à linguagem e, suponho, sobretudo às ideias subversivas da obra, cujas personagens parecem andar à deriva num mundo sem sentido.

Este clássico, de difícil tradução, é um dos grandes textos do século XX, pelo menos da literatura americana do século XX. Infelizmente, tem sido confundido com um exemplo de género, no caso de ficção científica, o que talvez tenha limitado o conhecimento do público. Também foi um livro sempre perseguido pela censura do politicamente correcto, o que não admira, pois o seu humor negro é perturbador.

Em Portugal foi publicado numa tradução antiga, mas está fora do mercado. Existe no original (para quem conseguir ler em inglês) em edições baratas.

Vonnegut, que faleceu em 2007, foi um dos grandes escritores americanos. Escreveu contos notáveis e outra obra-prima, Cat's Cradle. As suas críticas à América de George W. Bush, em Um Homem Sem Pátria (ed. Tinta da China) causaram alguma sensação em meados da década passada. 

3 comentários

Comentar post