Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Navegações

Uma excelente ideia, um belo poema.

Notável post de Maria do Rosário Pedreira, a fazer um resumo da situação da literatura.

Carla Quevedo fala aqui do cinismo que se instalou na comunicação social. Concordo inteiramente com o diagnóstico da autora.

Por falar em cinismo, este autor diz que alinha em críticas injustas e não sérias. Ou seja, subscreve eventuais posições arbitrárias ou irracionais sobre o tema; apoia futuras afirmações desonestas e disparatadas, desde que sejam sobre António Nogueira Leite. E eu pergunto: o que se está a passar ao certo na nossa sociedade?

 

Muito interessante, este texto em Ladrões de Bicicletas. No entanto, o autor, Alexandre Abreu, podia ter ido um bocadinho mais longe. Quando conheci pela primeira vez o caso do comércio de caju na Guiné-Bissau, há 13 anos, o negócio baseava-se numa relação de um para um. Por um quilo de caju, os camponeses recebiam um quilo de arroz. No mercado internacional, a proporção era de 1 para 7, pelo que os negociantes tinham lucros fabulosos. Agora, mantendo-se a diferença relativa de preços nos mercados internacionais, para conseguirem um quilo de arroz, os camponeses têm de dar quatro quilos de caju.

O Insurgente diria que é o mercado a funcionar.

 

Entretanto, a seca na África Oriental já afecta 11 milhões de pessoas; há fome generalizada no sul da Somália, onde a ajuda humanitária não pode chegar devido a impedimentos colocados pelas milícias islâmicas. Nas fronteiras, estão a aparecer massas de refugiados e teme-se uma catástrofe. Isto tem a ver com o fracasso da ordem económica mundial e com as mudanças climáticas. E, claro, com a indiferença do resto do planeta.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.