Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Por falar em Porto...

Como já nem me lembro da última vez que escrevi sobre o Porto, nada como citar o enorme Hélder Pacheco, um catedrático do tema e que, no JN de Sábado, conseguiu com arte e mestria resumir tudo o que penso:

 

“Nós, portuenses, não temos tal problema (a língua): o país unificou-se em torno de um idioma que, moldado às variantes locais, é o mesmo de norte a sul. Mas temos, como dizia o poeta catalão Miguel Marti i Pol, “o espaço de história concreta que nos pertence e um minúsculo território onde vivê-la”.

 

“E este espaço deve ser defendido. Para isso, sem conivências com a hidra centralista, gritemos quem somos e que todos o escutem. Porque numa cidade que tem de se emancipar pela cultura, ciência, conhecimento e afirme a sua matriz, as conivências são ridículas e quase caricatas. Dentro desta linha estão documentários que correm na internet sobre o Porto.

 

Com imagens bairristas, mostram a sua incultura quando, como fundo musical, incluem fados de Lisboa, baladas coimbrãs e outras escolhas alheias à cidade.

(...)

Como é possível afirmar o Porto, por quem não percebe que o que torna as cidades competitivas é sobretudo a diferença relativamente às concorrentes – a sua identidade?

 

Hélder Pacheco, JN de 23 de Julho de 2011 (sem link)

 

 

É isto que pretendo quando escrevo sobre o Porto e, mutatis mutandi, sobre o Norte. O sublinhar da diferença mais não é do que a afirmação identitária de um território. Só assim teremos, ou poderemos ter, regiões ganhadoras. E com isso é Portugal que ganha.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.