Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Downgrade

A agência Moody's cortou o rating de Portugal em quatro níveis, de Baa1 para Ba2, considerado "lixo" e com perspetivas de revisão futura negativa (no Expresso).

 

A reestruturação da dívida grega está em fase de planeamento. Que a dívida grega será reestruturada é ideia que já (finalmente) entrou no mundo dos factos. Isto só torna mais verosímil a futura reestruturação da dívida portuguesa. Se Sarkozy e Merkel continuassem a insistir que nenhum credor dos gregos jamais perderia alguma coisa, talvez que as agências de rating mantivessem a sua apreciação das dívidas soberanas grega e portuguesa. Mas visto que Sarkozy e Merkel já deram os primeiros passos no sentido de aceitar a reestruturação grega e tendo em conta que a dívida portuguesa não é menos insustentável (que perspectivas de crescimento para Portugal?) - então não há razão nenhuma para que o actual rating da dívida portuguesa não sofra a consequência daquilo que está à beira de também se tornar um facto: a dívida portuguesa será reestruturada e quem a detiver arrisca-se a perder dinheiro.

 

***


No entanto e entretanto... quando é que alguém (economista? jurista? jornalista?) faz um trabalho sério de investigação aos mais que prováveis interesses incompatíveis e cruzados e inaceitáveis das agências de rating? Vamos ter de esperar por mais um documentário do Michael Moore oder was?

27 comentários

Comentar post

Pág. 1/2