Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

Albergue Espanhol

"-Já alguma vez estiveste apaixonado? - Não, fui barman toda a minha vida." My Darling Clementine, John Ford.

A Rede

A blogosfera portuguesa acabou de ultrapassar uma importante fronteira. Ao de leve, pé ante pé, cresceu e desenvolveu-se, infiltrou-se no quotidiano de muitos e influenciou outros tantos. De repente, era ver bloggers a escrever nos jornais, a opinar nas rádios e a comentar nas televisões.

 

Pelo caminho, vieram os jornalistas e os comentadores da comunicação social para os blogues. Como a disponibilidade não era muita e o medo do erro imenso, o surgimento do twitter foi um escape para boa parte da classe. O Facebook um complemento indirecto.

 

E quando os blogs apareceram naqueles eventos partidários estilo casamento cigano, vulgo Congressos, a coisa foi tipo Coca-Cola: primeiro estranha-se e depois entranha-se. Surgiram as últimas eleições directas no PSD e catrapum, os blogs e demais redes sociais “tomaram conta da casa”.

 

O Pedro Passos Coelho e a sua equipa acreditaram na validade e no potencial destas novas ferramentas de comunicação de massas e delas souberam tirar proveito. Fizeram bem. Aquele momento com os blogs no congresso foi um acto de reconhecimento. Foi justo. Foi inteligente.

 

Alguns jornalistas não gostaram. Compreendo. Esta é uma nova realidade e nem todos estão preparados para ela. O RMD já esclareceu as dúvidas nessa matéria. Apenas acrescento a componente pedagógica da coisa: é tempo de os cursos de Jornalismo/Ciências da Comunicação prepararem os seus estudantes para esta realidade. Alguns, poucos, já o fazem, eu tive essa sorte. Quando tal se universalizar, as indignações de hoje serão coisa do passado e todos saberão a diferença entre um blogger e um jornalista.

 

Pode ser que nesse dia os pombos, as rolas e os columbófilos de serviço compreendam, igualmente, a diferença entre o blogger e o político.